A Liga de Amigos do Hospital de Tomar (LAHT) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, sob a forma de associação, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e registada pela inscrição nº 07/06, a fls. 47 v. 48 do livro nº2 das instituições com fins de saúde, a 7 de Outubro de 2005, com publicação no DR 2ª série – Nº 135 de 14 de Julho de 2006.

Tem a sua sede no Hospital de Nossa Sra. Da Graça – Av. Maria de Lourdes de Mello e Castro, 2300-625 Tomar, Distrito de Santarém.

O seu âmbito de ação abrange a área de influência ou de atração deste Hospital: Concelhos de Tomar; Ourém e Ferreira do Zêzere e ainda outros.

O seu objetivo principal consiste em comparticipar na promoção do conforto e humanização dos serviços prestados aos Utentes do Hospital de Tomar, com respeito pelas regras de funcionamento do mesmo.

São ainda objetivos da LAHT:

amereloPromover a colaboração da Comunidade e suas instituições no bem-estar do doente;

amereloParticipar na melhoria das condições de acolhimento e tratamento dos doentes, de forma a garantir a permanência das suas relações familiares e sociais;

amereloColaborar com os órgãos de Gestão do Hospital, na orientação da política de Saúde do Hospital, com vista à dignificação da pessoa doente, contribuindo para a defesa dos seus direitos;

amereloContribuir para a dignificação da atividade dos trabalhadores, apoiando iniciativas de caracter cultural, social e profissional que promovam, visando sempre o bem-estar do doente.

ATIVIDADES

A Liga de Amigos do Hospital de Tomar constitui o suporte jurídico do Corpo de Voluntariado, criado para apoiar doentes e seus familiares.

Desenvolve alguns projetos, de angariação de fundos destinados à manutenção da atividade de ação social.